O Ensino Profissional sempre esteve voltado para o mercado de trabalho, e seu ritmo de desenvolvimento tecnológico, acompanhado e respaldando suas fases.
Em 1910 surgiu o Ensino Agrícola Profissional no Brasil através do Ministério da Agricultura e somente em 1946, pela lei Nº 9.613/4, a Lei Orgânica de Ensino Agrícola ficou definitivamente institucionalizada como Ensino Agrícola, que funciona em ciclos.
Em decorrência do decreto-lei Nº 200/67, em 1970 o Ensino Agrícola foi transferido do Ministério de Educação e Cultura para o Departamento de Ensino Médio, funcionando com as três séries do currículo regular e mais um ano de área específica.
No Piauí, o Ensino Agrícola foi instituído juntamente com o resto do país, mas com um histórico diferenciado, já que as escolas de nível técnico do estado não estavam aptas para receber estes cursos, sendo assim, os cursos começaram a funcionar de forma mais efetiva no ano de 1948, dois anos após o resto do país, mas com a mesma lei que regia os demais estados da federação.
Sendo assim, o Centro Estadual de Educação Profissional Rural Deputado Ribeiro Magalhães foi fundado em 1988, e inaugurado em 30 de dezembro do mesmo ano, recebendo o nome de Escola Agrotécnica Deputado Ribeiro Magalhães, a partir de uma parceria entre os governos Municipal e Federal, passando a funcionar de acordo com a resolução Nº CEE 146/93. Sob o governo estadual de Alberto Silva, o Secretário de Educação e Cultura, João Henrique, e o Prefeito Municipal Anastácio Gomes França. O primeiro gestor da escola foi Rosângela Linhares.
Hoje, CEEP RURAL DEPUTADO RIBEIRO MAGALHÃES, a escola situa-se a cerca de sete quilômetros do centro da cidade de Cocal (PI), no Povoado Capiberibe, Zona Rural, onde dos 50 hectares de área que forma a escola, apenas 30 estão sob a tutela do estado.
Suas atividades letivas tiveram início atendendo a demanda da comunidade nas séries do Ensino Fundamental.
No decorrer dos anos, a escola sofreu alterações na modalidade de ensino oferecido e passou a atender na modalidade Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica, oferecendo cursos nas áreas de Agropecuária, Agroindústria, Fruticultura, Informática e Edificações, e a partir do ano de 2013, passou a ofertar de Contabilidade pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
É válido ressaltar que em 2008 foi necessário uma total reforma no prédio e a obtenção de novos materiais didáticos e administrativos, após 10 anos de abandono.
O CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RURAL DEPUTADO RIBEIRO MAGALHÃES foi reativado em 10 de janeiro de 2009, e este é vinculado à Secretaria Estadual do Estado do Piauí, sob a Direção da Professora Ana Lúcia Neres desde o ano de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário